Festa do Bode terá laboratório para exames em caprinos e ovinos

Considerada referência na caprinovinocultura do Rio Grande do Norte, a região Oeste concentra 54% do rebanho de caprinos e 40% de ovinos existentes no Estado. Para garantir a qualidade e saúde do rebanho potiguar, assim como a consolidação da cadeia produtiva do setor, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) disponibilizará, durante a Festa do Bode, um plantão de atendimento com a oferta de diversos serviços voltados à orientação dos criadores de caprinos e ovinos da região. O evento ocorrerá de 4 a 7 de agosto próximo, no Centro do Comercialização de Animais Armando Buá, em Mossoró.
Numa estrutura dotada de equipamentos laboratoriais específicos, denominada de "Bode Móvel", serão realizados diversos exames capazes de detectar a presença de doenças nos animais, tais como verminoses e emerioses.
No local também serão feitos exames de ultrassonografia e orientação no processo de escolha de animais durante a comercialização. O atendimento, que faz parte das ações do Projeto Aprisco do Sebrae, ocorrerá das 17h às 22h.
"Essa iniciativa é uma forma de garantir mais qualidade ao rebanho da região, que é uma grande produtora de caprinos e ovinos do Estado, e necessita desse tipo de trabalho, que envolve e estimula a cadeia produtiva", explica o gestor estadual do Projeto Aprisco do Sebrae-RN,Vamberto Torres.
Também gerente do escritório do Sebrae, em Pau dos Ferros, Vamberto Torres disse que a falta de um diagnóstico precoce pode causar a morte dos animais, mesmo se tratando de males comuns entre o rebanho. Essas doenças prejudicam diretamente a produção caprina leiteira e de carne para corte.
"Sabemos que é comum este tipo de doença entre os animais, mas é preciso cuidar, porque as verminoses e emerioses podem causar a morte. Por isso estamos trazendo este serviço na Festa do Bode. O criador precisa ficar atento para evitar problemas com os animais", alerta Torres.

Fonte: O Mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário