Prefeitura construirá oito novas Unidades Básicas de Saúde

A estrutura da rede básica de saúde será ampliada pela Prefeitura de Mossoró. Mais oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão construídas pelo Governo Mossoró da Gente com recursos federais e contrapartida da Municipalidade. O investimento será da ordem de R$ 2,8 milhões, sendo que os recursos começam a ser liberados pelo Ministério da Saúde ainda durante o mês em curso.
A prefeita Fafá Rosado vibra com a notícia, e reafirma o seu compromisso com a expansão da rede municipal de saúde e com melhoria da qualidade da assistência ao cidadão. “Investir em saúde, é garantir um direito constitucional do cidadão e à melhoria da vida das pessoas”, diz a prefeita, adiantando que a construção das novas UBSs deverá ser iniciada nos próximos 60 dias.
Segundo ela, a Prefeitura aguarda apenas a liberação pelo Ministério da Saúde de 10% do valor global do investimento (cerca de R$ 280 mil) para abrir o processo de liberação das obras. “Feito isso, teremos cerca de dois meses para concluir o processo, anunciar os nomes das empresas vencedoras da licitação e, em seguida, iniciar a construção das UBSs”, explica a prefeita Fafá Rosado.
De acordo com os projetos enviados pela Prefeitura ao Governo Federal, as oito Unidades Básicas de Saúde serão construídas nos seguintes bairros: Walfredo Gurgel, Alto de São Manoel, Carnaubal, Quixabeirinha, Ingá, Estrada da Raiz, Santa Delmira e Recanto da Esperança. Conforme projeção feita pela própria Municipalidade, as oito UBSs irão atender a cerca de 40 mil pessoas.
Em bairros como Santa Delmira, Walfredo Gurgel, Aldo de São Manoel, Estrada da Raiz, onde já existem Unidades Básicas de Saúde, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) serão dividas para atender à nova estrutura. “Dessa forma, uma das equipes será lotada na nova UBS, e o atendimento naquela área, redimensionando”, explica o gerente municipal da Saúde, Benjamim Bento.
O atendimento nas novas UBSs será distribuído na seguinte proporção: Walfredo Gurgel, 67 mil pessoas; Alto de São Manoel, 6 mil; Carnaubal, 6 mil; Quixabeirinha, 7 mil; Ingá, 5 mil; Estrada da Raiz, 3 mil; Santa Delmira, 5 mil e Recanto da Esperança, 300 pessoas. “Sem dúvidas, teremos uma substancial melhoria na qualidade da assistência médica nesses bairros”, diz Benjamim Bento.
A estrutura da rede básica de saúde da Prefeitura de Mossoró é formada atualmente por 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centros Especializados em Odontologia, Centro de Obesidade, Centro Clínico e Centros Psicossociais. Com as novas UBSs, a rede passará a ter 56 Unidades de Saúde, ampliando o atendimento primário à população da Cidade.
Na atual administração, já foram construídas e inauguradas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Alameda dos Cajueiros, Alto da Conceição, Sumaré, Abolição III, entre outras. No momento, estão em fase final de construção as UBSs do Forno Velho e da Ilha de Santa Luzia. Outras estão sendo reformadas no Abolição IV, Belo Horizonte, Estrada da Raiz, Liberdade II e ainda Barrocas.
O laboratório de análises clínicas e a estrutura da UBS do São Manoel estão sendo concluídas, e nos próximos dias a Prefeitura iniciará a restauração do Centro Clínico Vingt-un Rosado, no Bom Jardim, e colocará em funcionamento a Unidade Integrada de Saúde Mental (UISAM). Como se vê, a gestão Fafá Rosado trata saúde como prioridade de governo. Por isso, os investimentos não param no setor.

Fonte: Release PMM

0 comentários:

Postar um comentário