Caern transforma agentes de saúde, jovens e idosos em multiplicadores ambientais

AÇÕES OCORREM NOS BAIRROS BOA VISTA E QUIXABEIRINHA, ENVOLVENDO DEZENAS DE PESSOAS

Lígia Cortez – ACS Caern

Um trabalho desenvolvido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) pretende transformar jovens, idosos e agentes de saúde de Mossoró em multiplicadores ambientais. Nestas quinta (10), e sexta-feira (11), na Casa Nossa Gente, na Unidade Básica de Saúde e na Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, nos bairros Boa Vista e Quixabeirinha, a equipe de educação ambiental da Caern irá orientar as comunidades sobre os cuidados com as instalações hidrossanitárias além de outras atitudes que resultem no bom funcionamento dos serviços para o bem-estar e saúde dos usuários.

Na quinta feira (10), às 8h30, mais de 40 jovens que integram o Projovem, estarão reunidos com as assistentes sociais da Caern, Roberta Borges Falcão e Marineida Oliveira, da Gerência de Qualidade da Água e Meio Ambiente (GQM), na Casa Nossa Gente na rua Nísia Floresta, no bairro Boa Vista. À tarde, a partir das 15h30, no mesmo local, o encontro acontecerá com os idosos, que serão preparados para multiplicarem as informações recebidas, a exemplo dos jovens.

No dia seguinte, sexta feira, às 9h30, o trabalho será realizado com os professores na Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, no bairro Quixabeirinha para traçar cronograma dos eventos educativos como exposições e Feira de Ciências. Paralelo a este encontro, outra equipe liderada por Marineida Oliveira se reunirá com os agentes de saúde na Unidade Básica de Saúde Raimundo René de Carlos e Castro, localizada na rua Padre Elesbão, s/nº, no bairro Boa Vista. Os agentes serão preparados para atuarem junto à comunidade, mostrando as atitudes saudáveis praticadas a partir do recebimento dos serviços de saneamento que estão sendo implantados na cidade.

A Caern está realizando grande volume de obras nos segmentos água e esgotos na cidade de Mossoró, sendo necessária a transmissão de informações sobre práticas saudáveis antes mesmo de começar a receber os serviços. Somente na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, o Governo do Estado está investindo R$ 46 milhões.

Recentemente a Companhia reuniu professores e pais de alunos das escolas estaduais Onzieme Rosado e Disneylândia, além da escola Municipal Professor Manoel Assis, ambas no bairro Boa Vista. Também manteve encontro com as mulheres do bairro Quixabeirinha, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), incluindo as donas de casa que irão lidar, no dia a dia, com os serviços da Caern. Roberta Borges explicou que o trabalho educativo é fundamental para que os moradores adotem atitudes saudáveis, pois só assim os serviços de saneamento podem funcionar adequadamente. Além disso, o trabalho pretende fazer com que os participantes ajudem a disseminar os conceitos e orientações trazidos pela Caern.

Roberta Borges disse que os professores são estimulados a abordar o tema meio ambiente dentro e fora da sala de aula, incentivando os alunos às práticas saudáveis e de caráter educativo. Eles são instruídos a não desperdiçarem água, ao abrir torneiras e chuveiros, utilizando o produto de forma racional. Também são orientados a não colocar lixo nas tubulações de esgotos nem fraldas descartáveis ou absorventes nos vasos sanitários. Qualquer atitude incorreta pode provocar sérias obstruções e os dejetos, ao invés de circularem livremente nas tubulações até as estações de tratamento, retornam para o imóvel com transbordamentos. 

Fonte:CAERN Notícias

0 comentários:

Postar um comentário