Os desafios de cumprir 200 dias letivos
domingo, 6 de novembro de 2011 às 13:33
Quatro meses depois que os professores da rede estadual de ensino retornaram às salas de aula, após uma greve histórica de 80 dias, os problemas mudaram de foco, e agora o que permanece em discussão é a qualidade do ensino no período de reposição das aulas.
O professor precisa correr contra o tempo para ministrar todo o conteúdo previsto para os 200 dias letivos de aula; já os estudantes, por sua vez, se desdobram para adiantar os estudos atrasados, visto que o final de ano coincide com a abertura de boa parte dos processos seletivos das universidades. Para diminuir o prejuízo e cumprir as decisões da Justiça, as escolas elaboraram calendários com aulas aos sábados, quinta aula e atividades extracurriculares.
O que era para ser a solução, em algumas unidades acabou se transformando em mais um problema. De acordo com levantamento da 12a. Diretoria Regional da Secretaria de Educação (DIRED), há escolas com evasão de até 80% dos alunos nas aulas aos sábados, situação que se repete em todas as atividades extra-horárias da aula.
As Escolas Estaduais Dr. Lavoisier Maia e Abel Coelho, ambas em Mossoró, são um exemplo dessa realidade. Na primeira, a vice-diretora Gilvaneide Rodrigues explica que o alto percentual de faltosos deve-se a um outro problema: o déficit de professores na disciplina de Língua Portuguesa. "É uma matéria com carga horária grande. Se o aluno vem na semana e tem aula de uma disciplina e fica o restante do dia sem, que deveria ser de Português, há um desestímulo. 'Se não tem aula na semana, por que devo vir ao sábado?', é o que muitos deles pensam", ilustra a gestora.
Rômulo Arnoud, membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), explica que a greve foi parcial, ou seja, nem todos os professores aderiram ao movimento (iniciado no dia 2 de maio e encerrado no dia 20 de julho). Mesmo assim, a parada comprometeu 54 dias letivos em algumas unidades. O número é alarmante porque é equivalente a pouco mais de um quarto dos dias letivos exigidos por lei.
Para assegurar a reposição das aulas ociosas, o Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou uma recomendação à Secretaria de Estado para que as aulas fossem repostas. Todas as escolas encaminharam à Promotoria um calendário organizado junto ao Conselho Escolar que está sendo acompanhado pela instituição. O promotor de justiça Hercy Ponte de Alencar explica que a recomendação foi assinada por todos os titulares no Estado, "e é uma forma de garantirmos o direito dos estudantes de não serem prejudicados pela falta de aula".
Ainda assim, a dificuldade para cumprir o calendário é latente. Quatro escolas em Mossoró já atrasaram o cronograma, com previsão de encerrar o ano letivo no final de janeiro de 2012. "É um impacto que reflete no rendimento do aluno. Temos o equivalente a um quarto do ano para adiantarmos, e isso significa um ciclo didático inteiro", alerta Maria Augusta Maia Marques, técnica pedagógica da 12a. Dired.
Sem a greve, a previsão inicial era que o ano terminasse no dia 21 de dezembro. Cerca de 60 escolas aderiram à greve e apenas 25 unidades devem terminar o ano ainda em 2011.
Motivação é desafio para professores e estudantes
Para a diretora da 12a. Dired, professora Magali Rufino, "o maior desafio é atrair a atenção dos estudantes para as aulas do sábado." Essa também é a questão levantada pela estudante Carla Mioneri, do segundo ano do ensino médio. Ela argumenta que as dificuldades do sábado são muito maiores e passam por questões que exigem mais compromisso do educador.
Para a diretora da 12a. Dired, professora Magali Rufino, "o maior desafio é atrair a atenção dos estudantes para as aulas do sábado." Essa também é a questão levantada pela estudante Carla Mioneri, do segundo ano do ensino médio. Ela argumenta que as dificuldades do sábado são muito maiores e passam por questões que exigem mais compromisso do educador.
"Às vezes, ficamos sem aula em algum horário na semana e mesmo assim temos de vir no sábado para aulas que, na grande maioria das vezes, são desmotivadas. Parece que o professor vem dar aula porque tem uma obrigação", diz. Aulas atrativas são a aposta para driblar o tempo. "O professor precisa assumir o compromisso de quitar com responsabilidade todas as suas aulas", cobra o promotor Hercy Ponte.
Se a sala de aula é uma batalha, a chegada até lá também é um drama enfrentado por alguns alunos que relatam atraso e até mesmo falta de transporte escolar aos sábados. A titular da SEEC, professora Bethânia Ramalho, assegura que o Estado está em dias com todas as empresas que prestam serviços para o transporte escolar e informa que "é uma responsabilidade do gestor da escola cobrar da empresa o compromisso do contrato e informar os dias de aula".
Os pais também reclamam. Jerônimo Cândido das Neves tem dois filhos matriculados na rede pública, um dos quais no terceiro ano do ensino médio. "Se meu filho quiser condições para competir a uma vaga na universidade, tem de se esforçar, independente da escola", diz ele, lamentando que "isso é uma vergonha, pois o papel da escola não está sendo cumprido e no final quem se prejudica são os estudantes".
E essa lacuna não é apenas no desestímulo dos alunos e professores. Parte do problema passa também pelo déficit de professores. O Sinte-RN estima que a carência seja superior a quatro mil docentes. Inclusive, esse foi um dos pontos cobrados pelo Ministério Público depois do encerramento do movimento paredista.
Para atender a recomendação, o Governo do Estado segue com um concurso público para selecionar 2.900 professores, além de 600 profissionais para suporte pedagógico. A expectativa da Coordenadoria de Recursos Humanos da SEEC é que os convocados já estejam em sala de aula no próximo ano letivo.
O tamanho dessa necessidade pode ser medido pela quantidade de inscritos, que ultrapassou 41 mil candidatos. "A atualização do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) é um dos atrativos para a grande procura", pontua a coordenadora de RH, Ivonete Bezerra. Desse montante, mais de 31 mil confirmaram a inscrição e vão disputar uma vaga através da prova que será realizada no próximo dia 20.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário