Creas está cadastrando moradores de rua

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), há sete dias, está cadastrando os moradores de rua. O trabalho é realizado, duas vezes por semana, durante a noite. 
De acordo com Janice Dorotéa, coordenadora do Creas, o Governo Federal quer que todos os moradores de rua tenham os dados incluídos no Cadastro Único. "As pessoas em situação de rua que tiverem direito a algum benefício, se estiverem inseridas no cadastro nacional, receberão o auxílio financeiro, sem nenhum problema", diz

Segundo o Creas, os moradores de rua se concentram nas praças de Mossoró. 

"Procuramos os moradores de rua, para sabermos o motivo de não morarem em um lar. A principal barreira que encontramos, quando procuramos cadastrá-los, é a falta de documentos. 

Constatamos que conflitos, no ambiente familiar, e o uso de drogas levaram muitas pessoas a abandonarem o lar. Algumas não estão em suas casas, porque começaram a usar drogas e, em decorrência disso, entraram em conflito com os familiares. Outras conheceram as drogas, a partir do momento que deixaram o lar", conta. 

Janice diz que também há aqueles que visitaram Mossoró, gostaram e decidiram ficar. O problema é que passaram a morar nas ruas da cidade. "Dizem que vêm, para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, e, depois, não têm condições de voltar. Alguns começaram a fazer serviços autônomos para sustentar o vício", afirma.

De acordo com a coordenadora, o Creas realiza um trabalho de conscientização direcionado aos moradores de rua. A cidade de Mossoró não possui albergue nem abrigo. 

"O Governo Federal pretende criar centros de referência especiais para a população de rua. O executivo federal quer oferecer tratamento médico, cursos profissionalizantes e cuidar da alimentação e higienização das pessoas em situação de rua", diz a coordenadora do Creas. 



Fonte: Correio da Tarde

0 comentários:

Postar um comentário