Hospital vai reforçar atendimento

O início das atividades do Hospital da Mulher Maria Correia (Hospital Materno Infantil) vai representar a ampliação na oferta de atendimento obstetrício a mulheres de Mossoró e cidades da região Oeste e Vale do Açu. A unidade surge como um importante reforço ao trabalho que já é feito pela Maternidade Almeida Castro, da Casa de Saúde Dix-sept Rosado. A solenidade de inauguração do hospital acontece hoje, às 17h, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini. Mas a unidade só será aberta a atendimentos na segunda-feira.
"Entre a sexta e o domingo será feita a limpeza e finalização da instalação dos equipamentos, para na segunda tudo estar pronto", disse a subsecretária de Saúde, Dorinha Burlamarqui.
O novo hospital conta com 41 leitos com enfermarias - sendo sete neonatais e nove leitos para mulheres que necessitarem de atendimento ginecológico -, além de nove leitos de UTI materna e dois centros cirúrgicos - um para parto (em caso de gravidez de risco ou cesarianas) e outro para cirurgias ginecológicas.
"Teremos todo o serviço humanizado. Vamos atender a mulher não somente na parte obstétrica, mas também na ginecológica. É trabalho importante e necessário para a região e que não poderia esperar mais, pois, infelizmente, nos últimos meses a assistência à maternidade era preocupante em Mossoró. As mulheres que precisaram (dos serviços) sabem o que passaram e não podíamos deixar que essa situação permanecesse", observou a governadora Rosalba Ciarlini.

RESIDÊNCIA
A estrutura do Hospital da Mulher Maria Correia também servirá como campo de estágio para alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O convênio para esta finalidade será assinado durante a solenidade de inauguração do Hospital pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo reitor da Universidade, professor Milton Marques de Medeiros. O reitor disse que a parceria é mais um passo para manter forte o curso de Medicina da universidade. "Acho feliz a ideia da governadora, no momento em que implanta um Hospital Maternidade e Infantil para uma cidade, lembrar-se de que outras contribuições à comunidade podem ser feitas através da ciência, da educação, da Universidade", disse Milton Marques.
Para a governadora, o convênio com a Universidade se caracteriza como oportunidade para que os alunos dos cursos da área médica possam ter acesso às práticas, bem como absorver conhecimentos de profissionais que já atuam no mercado. "Os universitários, sem dúvida, poderão enriquecer seus conhecimentos", disse Rosalba Ciarlini, acrescentando que a ideia também se volta para que os alunos possam optar pelas áreas da pediatria e obstetrícia, que necessitam de profissionais na região.

Fonte: De Fato

0 comentários:

Postar um comentário