RN: Um Estado feminino

"Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda", diz o poeta Erasmo Carlos em uma de suas canções. No Rio Grande do Norte, este dito sempre se fez presente. Em nenhum outro estado do país elas, as hoje homenageadas mulheres, tiveram  uma participação tão ativa na política e vida social quanto aqui.
Alzira Soriano: Potiguar
primeira prefeita do país


O Rio Grande do Norte é nacionalmente conhecido pelo pioneirismo feminino. Em 1927, o estado se tornou o primeiro do país a permitir que elas votassem nas eleições e isso fez com que Celina Guimarães, uma mossoroense, fosse a primeira mulher a exercer o sagrado direito ao voto. No ano seguinte,outra potiguar  seria a primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo no Brasil. Alzira Soriano  foi eleita prefeita de Lajes/RN.


De lá pra cá, as mulheres, melhoraram muito sua condição profissional na sociedade, ocupando espaços que até pouco tempo eram somente dos homens. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte foi exercido por quase oito anos por uma mulher e nas eleições de 2010 Rosalba Ciarlini foi eleita governadora ratificando a tradição e a força feminina na política potiguar. O TJ RN também é chefiado por uma Mulher, a desembargadora Judite Nunes.  Não há como não mencionar as heroínas anônimas do RN. São Marias, Creusas, Sebastianas, Geraldas Fátimas e muitas outras. Estas não aparecem nas colunas sociais, mas desempenham um papel fundamental nas suas famílias. A elas o nosso mais sincero agradecimento.

Presidente Dilma: Após 500 anos as mulheres chegam ao poder no Brasil
Mas afinal. O que querem as mulheres? Apesar das enormes conquistas sociais e profissionais dos últimos cem anos elas continuam lutando. Existem grandes desafios a serem vencidos como, por exemplo, o delicado tema da violência contra a mulher. A busca plena pela igualdade de oportunidades com os homens no mercado de trabalho é outro objetivo contínuo e permanente da classe feminina. Encerramos este artigo ressaltando não ter dúvidas de que as mulheres chegarão muito mais longe e construirão junto com os homens os próximos capítulos da história. Os exemplos de Alzira Soriano, Dilma Roussef, Rosalba Ciarlini,Judite Nunes, Carmem Lúcia  e tantas outras, nos fazem ter a certeza que elas estão no caminho certo.


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Fonte: V&C Artigos e Notícias

0 comentários:

Postar um comentário