Internautas na maturidade

O mundo digital não pertence só aos jovens. Os usuários com mais de 60 anos já representam 7% dos internautas do Brasil e costumam passar mais tempo com serviços online como notícias, transações bancárias, e-commerce e pesquisa sobre viagens.
Foi o que revelou a pesquisa do Instituto QualiBest, sobre os hábitos da terceira idade. A educadora Fátima Araújo, 61, faz parte desse grupo. No trabalho ou em casa, ela usa a internet para se informar, fazer trabalhos acadêmicos e também para se divertir. 
"Passei a usar o computador no ano passado e agora não deixo mais. Tenho e-mail, orkut, facebook e já fiz compra pela internet. No começo, a gente tem uma certa resistência, mas depois vê que a facilidade compensa", falou Fátima, que já usa a internet até no aparelho celular. 
A educadora faz parte de um grupo que não para de crescer. Em 2009, o público sênior representava apenas 5% dos acessos à internet, mas, no fim de 2011, o índice chegou a 7%.
A inclusão digital dos idosos, no entanto, está ainda restrita à classe AB. O maior nível de escolaridade tem sido o principal fator para a penetração das redes digitais nas casas dos consumidores seniores, segundo a última edição do estudo "O Painel Brasil Data Sênior", feito pelo Somatório Pesquisa, em 2011. 
Apesar de 34% das pessoas da terceira idade terem computador com acesso à internet em casa, apenas 16% estão inseridos no universo da informática.
Em relação ao comparativo de gênero, os homens são mais ativos do que as mulheres no meio digital entre as pessoas com mais de 60 anos. Eles representam 65% dos usuários acima de 60 anos, apesar delas serem maioria no país. 
Elas, por sua vez, são as que mais utilizam as ferramentas de bate-papo, como Skype e MSN, e redes sociais.
"Uso muito as mensagens diretas e gosto das redes sociais devido à facilidade de fazer amizades", comenta Fátima. 
A terceira idade sai à frente dos mais jovens, quando o assunto envolve serviços on-line de notícias, bancos e sites ligados a viagens. Nestes aspectos, o estudo aponta que 78% dos homens e mulheres maduros acessam portais de notícias, contra 68% do público jovem. 
Outra questão em que a terceira idade ultrapassa os jovens é o acesso por banda larga. Os dados revelam que 37% dos maduros usam celulares com conexão de alta velocidade, contra apenas 29% dos jovens. 
Outro dado interessante se refere à quantidade de horas que os internautas da terceira idade ficam conectados à Internet. Quando comparados aos mais jovens, a diferença do tempo médio de navegação fica em torno dos 40 minutos, sendo que jovens passam cerca de 4h49m conectados nos fins de semana e os mais velhos ficam on-line por cerca de 4h11m. 

PESQUISA 
Pesquisa foi realizada via e-mail para preenchimento para 318 pessoas cadastrados no Painel QualiBest, com idade acima de 60 anos, das classes A, B e C.










Fonte: De Fato

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